sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Alienware Mx11 - Mais que um notebook

Gustavo Ats Para o TechTudo

Um dos maiores desafios para qualquer um que escreva sobre o Alienware Mx11 é chamar o portátil de netbook, afinal estamos acostumados a escrever sobre netbooks com configurações simples, de preço baixo e que na maioria das vezes são voltados a usuários que não precisam de desempenho extremo. Porém o Mx11 não chega nem perto disso.


Design
O design do Alienware Mx11 está longe de ser considerado discreto, pelo contrário, o visual do notebook é pra lá de chamativo e assim como seu irmão maior Mx15, ele não economiza nos detalhes.

Com 2,5kg, o netbook está longe de ser considerado leve, mas a sua tela de vidro, seu case de alumínio e seu teclado iluminado com LEDS, compensam o peso do modelo.

E por falar na Iluminação LED, assim como em todos os outros modelos da Alienware, esses detalhes são totalmente configuráveis via software. Você pode obter praticamente qualquer cor para os detalhes do netbook.


Desempenho
Assim como seu design e peso, a configuração do Alienware MX11 é infinitamente superior a de um netbook comum: Processador Core i5 ou i7, Placa de vídeo NVIDIA 335M e até 8GB de memória DDR 3. Diante disso, o desempenho para jogos é incrível! Ele consegue rodar games como Crysis, Far Cry, GTA IV em resoluções altas.

O modelo testado tinha muito pouco espaço em disco: apenas 160GB (5.200RPM), mas para os consumidores mais exigentes, a Dell trouxe para o Brasil opções de 250, 320 e 500 GB em HD de 7200RPM e ainda uma opção com 256 GB SSD.

 
Se você acha que toda essa configuração significa um desempenho pífio de bateria, está redondamente enganado: Ela chega a durar até 4 horas em uso, graças a tecnologia Optimus que altera automaticamente as configurações de desempenho do sistema.

O sistema Optimus desativa a placa GeForce e faz o notebook se comportar como um computador normal. Porém, quando você executa um game, a GeForce entra em ação automaticamente e eleva sua experiência de jogo, sacrificando um pouco o desempenho da bateria.

Toda essa configuração é muito bem aproveitada pelo Windows 7 home Premium 64Bits, que torna o Alienware Mx11 um netbook ideal para todos os públicos.


O Uso
O modelo tem um teclado bastante confortável, com teclas grandes e bem definidas, o que evita muitos erros de digitação. A tela também é bastante nítida, sendo útil até para assistir filme.

Em contrapartida, conforme você vai jogando, o netbook acaba esquentando demais e isso é algo muito desagradável, principalmente para quem usa o computador no colo. Diante disso, se você vai jogar é recomendável que você compre uma base refrigerada para o seu netbook, assim você conserva os componentes dele por mais tempo e não corre o risco de queimar suas pernas enquanto joga.

Claro que jogar numa tela pequena de 11 polegadas não é tão confortável quanto jogar numa tela de 22”, mas estamos falando aqui de um notebook ultraportátil e não de um arcade.


O preço
Se de Netbook o Alienware Mx11 não tem nem a configuração, nem o peso, nem o design, não era de se esperar que ele tivesse um preço compatível com essa categoria. O preço base do Mx11 com Core i5 é de R$ 3.299, mas por R$ 200 a mais, você leva um modelo com Core i7, algo muito mais em conta, em relação ao preço.

Por incrível que pareça, o Alienware Mx11 é um dos notebooks com Core i7 mais baratos disponíveis no nosso mercado e, sem dúvida, é o que tem o melhor custo/benefício para jogadores e pessoas que necessitam de um grande desempenho computacional.


Fonte: Gustavo Ats para o TechTudo, no G1
Fotos: Divulgação